“Aprendizado” ou “aprendizagem”: qual o certo?
A diferença é sutil, mas vale a pena acumular mais esse aprendizado!
Mais um ano vai chegando ao fim e começamos a fazer aquele balanço de tudo que passou. É comum revisitarmos diferentes assuntos e refletir sobre nosso aprendizado. Ou seria mais correto dizer “aprendizagem“? Dê mais esse check na lista de coisas que aprendeu esse ano: ambos os termos estão certos, porem são usados em contextos diferentes.
É verdade que você consegue avaliar tanto o processo de “aprendizagem” quanto de “aprendizado”, já que ambas as palavras indicam o ato de aprender algo. Entretanto, elas falam de diferentes fases do percurso de aprendizagem. Pegou o spoiler da resposta? Entenda melhor o que isto quer dizer.
+ O cientista que inventou uma técnica para aprender qualquer coisa
O que quer dizer “aprendizado”?
“Aprendizado” indica que você já passou pelo o ato da “aprendizagem” de algo. De acordo com o dicionário Michaelis, “aprendizado” é o “ato ou efeito de aprender um ofício, uma arte ou ciência.” Este substantivo masculino pode, em alguns contextos, ser sinônimo de “aprendizagem”.
Além disso, também é considerado o ensino que forma e capacita um profissional, podendo substituir as palavras “formação” ou “instrução”.
Adentrando áreas mais específicas, na psicologia, por exemplo, “aprendizado” é processo por meio do qual se efetuam as mudanças permanentes de comportamento em decorrência de treino ou experiência anterior.
Ou seja, aprendizado é o tempo aplicado no processo de aquisição de conhecimentos.
Exemplos:
- O aprendizado constante é a chave para o crescimento pessoal e profissional.
- Cada desafio é uma oportunidade de aprendizado e evolução.
- O aprendizado não tem fim, pois sempre há algo novo a descobrir.
- A prática diária fortalece o aprendizado e transforma habilidades.
- O verdadeiro aprendizado acontece quando estamos dispostos a sair da zona de conforto.
+ O método de anotação para quem quer aprender de verdade
O que quer dizer “aprendizagem”?
Ainda de acordo com o dicionário Michaelis, “aprendizagem”, por outro lado, indica o “processo por meio do qual uma nova informação é incorporada à estrutura cognitiva do indivíduo” que aprende algo.
A aprendizagem, nesse caso, acontece porque o novo conteúdo aprendido se relaciona a um aspecto relevante da estrutura do receptor. Este novo conceito pode, inclusive, modificar aqueles já existentes, dando a eles outros significados.
Exemplos:
- A aprendizagem é um processo contínuo que ocorre ao longo da vida.
- A curiosidade é um fator essencial para uma aprendizagem significativa.
- Métodos ativos de aprendizagem ajudam a fixar melhor o conhecimento.
- A aprendizagem colaborativa enriquece a troca de experiências e saberes.
- A aprendizagem ocorre de maneira mais eficaz quando há interesse e motivação.
Para concluir, você até pode usar os dois termos como sinônimo, mas “aprendizado” serve melhor em situações que já foram concluídas, enquanto “aprendizagem” se refere ao processo.
+ Como fugir da “aprendizagem preguiçosa” e se tornar o melhor em alguma coisa
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.