Antártida ou Antártica?
A região é fria, mas a discussão é quente! Entenda a diferença entre os termos
O lugar mais frio do planeta Terra levanta uma quente discussão: é “antártida” ou “antártica”? Vamos direto ao ponto: pelo menos no Brasil, as duas formas são aceitas, mas não sem contestação. São três explicações de cunho diferente para defender qual o uso “mais correto”, todas bem simples.
Para alguns estudiosos, a versão correta da palavra é “Antártica”, significando “anti-ártico“, isto é, o outro lado do Ártico, localizado na região norte do globo terrestre. A Antártica, ao contrário, se encontra no Polo Sul do planeta. A marinha brasileira, inclusive, denomina a região como Antártica mesmo. Veja um exemplo:
– O posto da Marinha do Brasil na Antártica leva o nome de Comandante Ferraz.
Do ponto de vista gramatical, antigamente era comum a divisão de Antártida para o sentido de substantivo, e antártica como adjetivo. A Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) utiliza este modo como padrão para denominar e descrever o continente. Veja dois exemplos abaixo:
– O Brasil também realiza pesquisas na Antártida sobre a composição química do território.
– O território antártico é o mais frio do nosso planeta.
Além disso, o “Antártida” surgiu também surgiu como uma forma de diferenciar o continente da conhecida marca Antarctica, da empresa Ambev.
Portanto, leitor, agora que você esfriou sua cabeça e se aqueceu na maratona de estudos, apenas escolha a grafia (e explicação) que mais lhe agrada!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.