“Aeróbio” ou “aeróbico”: qual é o certo?
Spoiler: os dois estão certos, mas têm usos diferentes!

Você já se pegou em dúvida entre os termos “respiração aeróbia” e “respiração aeróbica” na aula de Biologia? Ou ficou na academia sem saber se estava fazendo um exercício “aeróbio” ou “aeróbico”? Pois saiba que as duas formas existem na Língua Portuguesa e estão corretas, segundo a maioria dos dicionários. Mas tem um detalhe: elas não são exatamente sinônimas em todos os casos.
Então, qual usar?
Quando falamos de processos que envolvem oxigênio, como respiração ou exercícios, aeróbio e aeróbico são intercambiáveis. Ou seja, tanto faz dizer:
- O treino de corrida é um exercício aeróbico.
- O treino de corrida é um exercício aeróbio.
Já o substantivo “aeróbica” (no feminino) tem um uso específico. Se você está indo para aquela aula cheia de passos coreografados na academia, o correto é dizer: “Estou atrasado para a aula de ginástica aeróbica”.
E se a conversa for sobre micro-organismos que precisam de oxigênio para sobreviver, use “aeróbio” no masculino, como na frase: “Certos micro-organismos aeróbios dependem do oxigênio para produzir energia”.
De onde vêm essas palavras?
A palavra “aeróbio” vem do grego “aéros” (ar) + “bíos” (vida), ou seja, algo que vive com oxigênio. Já aeróbico pode ter vindo do inglês “aerobic” ou simplesmente ter ganhado o sufixo “-ico” para virar adjetivo.
Fique de olho nos exemplos
Veja mais frases com os dois termos, assim você não esquece mais:
- O metabolismo aeróbio é essencial para a sobrevivência de muitos organismos.
- Hoje fiz um bom exercício aeróbio: o ciclismo.
- A corrida é um excelente exercício aeróbico para melhorar a resistência física.
- O processo de fermentação aeróbica ocorre quando há presença de oxigênio.
- Durante a aula de ginástica aeróbica, o objetivo é aumentar o consumo de oxigênio pelo corpo.
A imprensa usa as duas palavras para exercícios
Os dois maiores jornais do país costumam usar os dois termos: “aeróbio” e “aeróbico” em reportagens sobre atividades físicas. Confira alguns trechos aqui.
“‘Além do trabalho aeróbio, o uso dos degraus promove o fortalecimento das pernas e do core, região que engloba os músculos do abdômen, do quadril, da região lombar e da pelve’, acrescenta o ortopedista e traumatologista Eric Curi, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.” Folha de S. Paulo
“Estudo mostra quanto tempo extra de exercício aeróbico ajuda a alterar a composição corporal. Cada meia hora de atividade aeróbica afeta medidas como peso e nível de gordura — mas a intensidade deve ser de moderada a vigorosa.” O Estado de S. Paulo
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.