“Acordam” ou “acórdão”: qual é o certo?
Acredite se quiser: as duas palavras existem - mas têm significados completamente diferentes. Entenda aqui.
Talvez você já tenha visto escrito em algum lugar a palavra “acórdão” – e estranhado depois. Será que é assim que se escreve a terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo “acordar”: eles “acórdão” bem cedo? A resposta é não. “Acórdão” e “acordam” são duas palavras completamente diferentes, usadas em situações distintas. Aprenda aqui.
A esquisita palavra “acórdão” é um termo jurídico. É o termo que designa uma decisão tomada em um tribunal por mais de um juiz ou julgador. Ou seja, quando diversos julgadores debatem para chegar a um acordo final – isso vira um “acórdão”. Nesse sentido, um “acórdão” é diferente de uma “sentença”, que é uma decisão tomada por um único juiz.
Já “acordam”, como já vimos, é a conjugação do verbo “acordar” na terceira pessoa do plural. “Eles acordam cedo” seria um bom exemplo de uso.
Outros exemplos:
O teor dos acórdãos podem ser consultados pela internet.
O acórdão determinou a devolução do dinheiro para os lesados.
Elas acordam bem cedo para treinar logo pela manhã.
Veja aqui mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.