“Absolver” ou “absorver”: qual é o certo?
As duas palavras são comuns, então é bom não confundi-las
Apesar de muito parecidas, as duas palavras têm significados bem diferentes – e usos bastante corriqueiros, então é bom aprendê-los de uma vez.
“Absolver” tem a ver com culpa: quer dizer “inocentar, desculpar, perdoar, isentar de pena alguém”. É o que um juiz ou um júri fazem, por exemplo, quando decidem que um réu não é culpado: nesse caso, a pessoa é “absolvida”. A origem etimológica da palavra é do latim: absolvĕre
Já o uso mais comum de “absorver” diz respeito a “reter líquidos”. Uma esponja absorve a água que caiu sobre a mesa, por exemplo.
Outro significado desse termo é “desaparecer”. É o que acontece quando uma pessoa é demitida e outras assumem as antigas funções da colega. Nesse caso, sua vaga foi “absorvida” pelos outros funcionários. A origem desse verbo também é do latim: absorbere
Exemplos de uso:
Absolver:
Depois de um longo processo, o homem foi absolvido por ter roubado um pacote de miojo.
O juiz absolveu os acusados por falta de provas.
Absorver:
A toalha absorveu a água que vazou do chuveiro.
O modess absorve o sangue menstrual.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.