No final das fábulas infantis, sempre tem a moral da história. Ou seria “o moral”? Tudo vai depender do contexto em que é usado o termo. “Como substantivo feminino, ‘a moral’ se refere a princípios éticos, valores ou lições de vida, como neste exemplo: ‘a moral da história é não desistir’”, explica o professor Luiz Fernando Schibelbain, Líder de Bilíngue e Soft Skills da School of Schools Soluções Educacionais.
Já “o moral”, substantivo masculino, refere-se ao ânimo ou estado de espírito de uma pessoa ou grupo. Um exemplo é: “o moral da equipe está alto”. Ou seja, existem as duas formas.
A origem de “moral”
A palavra “moral” tem origem no latim. Ela deriva do termo “moralis”, que por sua vez vem de “mos, moris”, que significa “costume” ou “hábito”.
O adjetivo “moralis” foi usado pela primeira vez pelo filósofo romano Cícero (106 a.C. – 43 a.C.) para traduzir a palavra grega “êthikos” (ἠθικός), que está na raiz de “ética”.
Ambas as palavras, “moralis” em latim e “êthikos” em grego, estavam relacionadas com o comportamento humano. Com o tempo, “moral” passou a designar, em português e em outras línguas derivadas do latim, aquilo que está relacionado aos princípios e valores que orientam as ações humanas. Depois o termo passou a ser usado também com o significado de ânimo.
Exemplos no dia a dia
Ainda está com dúvida sobre o uso da palavra “moral”? Aqui tem exemplos de uso no feminino e no masculino. É para não errar mais! Confira:
- A moral que podemos tirar dessa experiência é valorizar as pessoas que estão do nosso lado.
- Gostaria de entender a moral dessa fábula.
- A moral que tirei daquele desafio foi que nunca devemos desistir, mesmo quando tudo fica muito difícil.
- O moral da equipe estava baixo após a derrota no campeonato.
- O moral do grupo foi afetado pela falta de reconhecimento do trabalho realizado.
“Moral” na literatura e na música
Quer mais exemplos? O professor Luiz Fenando cita o uso da palavra no feminino na canção “Na Moral” da banda Jota Quest. “A expressão ‘na moral’ é utilizada como uma gíria que transmite a ideia de agir com tranquilidade e calma diante de situações desafiadoras”. Essa expressão aparece, por exemplo, no refrão:
“Na moral, na moral, só na moral
Na moral
Na moral, na moral, só na moral
Na moral
Vivendo de folia e caos
Quebrando tudo, pra variar
Vivendo entre o sim e o não
Levando tudo na moral“
O uso “o moral” não é tão comum, mas pode ser encontrado em algumas obras literárias, como é o caso do livro “Memórias da Emília e Peter Pan“, das Obras Completas de Monteiro Lobato. Observe no trecho abaixo a fala de Dona Benta:
“Tome este cafezinho – dizia ela, apresentando-lhe uma xícara. – Nada melhor do que o café para estimular os nervos e levantar o moral. Mas o abatimento do Almirante era enorme. Estava a pensar nas suas tremendas responsabilidades”.
Confira outras Dúvidas de Português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.