Como vencer as 10 maiores tentações dos vestibulandos
Dentro da sala de aula pode até estar tudo bem - fora dela é que surge o problema. Conheça os inimigos mais comuns do vestibulando e veja como combatê-los
Por da redação
Atualizado em 18 out 2019, 23h34 - Publicado em 2 fev 2018, 18h24
Em um mundo em que brotam distrações por todos os lados, ser vestibulando requer foco e dedicação. Veja abaixo os empecilhos mais comuns nessa caminhada – e as nossas dicas para não se perder no caminho.
1/11 Dentro da sala de aula pode até estar tudo bem. Fora é que surge o problema. Seriado, internet... conheça os inimigos mais comuns do vestibulando. (Reprodução/Reprodução)
2/111 - O tal do seriado. Com tantas opções e temporadas, o inimigo nº 1 dos vestibulandos são os seriados. É uma tentação maravilhosa que pode te fazer perder muitas horas de estudo. Dica: assista, mas com equilíbrio. Separe duas horas do final de semana e mate a vontade. (Getty Images/Getty Images)
3/112 - Depois eu faço. Se houvesse uma pesquisa, a procrastinação seria eleita um dos maiores problemas do mundo. Na hora, o velho deixa para amanhã é legal, quase maravilhoso, depois, torna-se uma bola de neve. É melhor estudar um pouquinho todo dia do que morrer virando madrugadas. (Reprodução/Reprodução)
4/113 - Vou dar só uma olhadinha. Você almoça, dorme e, na hora de estudar, surge aquela vontade de dar uma leve olhada no Facebook. Se você é ninja, consegue cumprir com a promessa. Caso seja um simples mortal, dez minutos transformam-se em três hora e pá, você não estuda. Dica: olhe o Facebook depois de estudar. Torne o acesso à rede uma recompensa. (Reprodução/Reprodução)
5/114 - Programação de celebridade no final de semana. Você estudou a semana toda, esperando o sábado. Faz uma programação de arrasar. Shopping à tarde, festa à noite. Isto no sábado e domingo. Ok, você precisa se divertir, mas será que reservar um período para estudar não vale a pena? Lembre-se, é só um ano de preparação. (Getty Images/Getty Images)
6/115 - Videogame. Na sua cabeça, você pensa É um só partidinha. O problema é que você não avisou para os seus amigos. De repente, você vira a noite no videogame. Acontece, mas separe um dia para o lazer. Vai ser bem melhor jogar sem culpa. (Getty Images/Getty Images)
7/116 - Dormir sem despertador. Você chega da escola e promete a si mesmo que vai dormir meia hora. Detalhe, não coloca o despertador. O que acontece? Você acorda quatro horas depois. Dica: confie na sua força de vontade, mas deixe o relógio do lado. (Getty Images/Getty Images)
8/117- Celular. Um mundo se abre toda vez que você pega seu celular. Notificação do Whatsapp, Facebook, Tinder, Snapchat. Para se concentrar de verdade no estudo, coloque o aparelho no modo avião. É ótimo e, com o tempo, você nem percebe. (Reprodução/Reprodução)
9/118- Namorinho de portão. De beijo em beijo, declaração em declaração, o tempo passou e o vestibular chegou. Namorar é bom, mas é importante conciliar o romantismo com os estudos. (skynesher/iStock)
10/119 - Comida de mãe. Esta é uma perdição que pouca gente comenta. Fulana, vem aqui comer o bolo, avisa sua mãe. Cinco minutos depois: Fulana, comprei sorvete. Família é a melhor coisa do mundo, mas equilibre o convívio com a sua rotina de estudos. Desta forma, ninguém sai perdendo. (Getty Images/Getty Images)
11/1110 - Vitimismo. O vitimismo é a maior das tentações. Antes de dizer que não aguenta mais, lembre que você não é a única pessoa a prestar vestibular. Milhares já fizeram e mais milhares vão fazer. É uma fase importante, somente. Trate-a com serenidade que tudo dará certo. (Reprodução/Reprodução)
Este post é parte da programação especial de fevereiro no Guia, que vai trazer dicas de organização de vida e de estudos para começar o ano letivo da melhor forma. Acompanhe todas as publicações da série aqui.
Acompanhe as publicações dos seus autores favoritos
Aplicativo
Leia todas as revistas em um só app
Sites
Acesso ilimitado aos sites
Leia offline
Baixe e leia as edições digitais no app até onde não tem internet
Clube
Ingressos com super descontos
Leia também no
Estudo
Como vencer as 10 maiores tentações dos vestibulandos
Dentro da sala de aula pode até estar tudo bem - fora dela é que surge o problema. Conheça os inimigos mais comuns do vestibulando e veja como combatê-los
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login
Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login
MELHOR OFERTA
Plano Anual
Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site