Veja as notícias mais importantes da semana de 21 a 27 de setembro
Veja o resumo do GUIA para você não perder o que rolou de importante nesta semana.
Concentração de CO2 na atmosfera é a maior em 800 mil anos
Um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) divulgado nesta sexta (27) informa que a concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera da Terra é a maior em pelo menos 800 mil anos. O gás é o principal causador do efeito estufa e esse grau de contaminação fez com que os especialistas advertissem, agora com 95% de certeza, para a responsabilidade do homem no aquecimento global, no derretimento de geleiras, no aumento do nível dos oceanos e nos eventos climáticos extremos.
>> Problemas Ambientais – resumo, dicas e questões de vestibular
– Simuladinho – Aquecimento Global
– Questões ambientais que podem cair no vestibular
Presidente Dilma critica espionagem dos EUA em discurso de abertura da Assembleia-Geral da ONU
As críticas da presidente Dilma Rousseff às denúncias de espionagem dos Estados Unidos em seu discurso na Assembleia-Geral da ONU, nesta terça-feira (24), foram destaque no noticiário internacional. Documentos secretos da Agência de Segurança Nacional (NSA) indicam que o órgão do governo americano monitorou conversas entre Dilma e seus assessores, além de dados da Petrobrás e de cidadãos brasileiros. A presidente, que cancelou a visita oficial que faria aos Estados Unidos em outubro, disse que as ações são inadmissíveis e violam a soberania brasileira e os direitos humanos. Ela também afirmou que o Brasil vai redobrar os esforços para ter legislação e tecnologia que protejam o país da interceptação ilegal de dados e cobrou respostas da comunidade internacional. As críticas se repetiram nesta sexta (27) pelo Twitter – a presidente voltou a usar sua conta na rede de microblogs e interagiu de forma bem humorada com o criador do perfil falso Dilma Bolada.
Crise no Quênia
Um atentado no Quênia iniciado no sábado (21) deixou ao menos 72 mortos, entre vítimas civis e militares e terroristas somalis. Militantes da milícia radical islâmica somali Al-Shabab atacaram um shopping de Nairóbi e se refugiaram ali, fazendo reféns por quatro dias. O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, disse na terça-feira (24) que suas forças de segurança derrotaram os militantes, mas que três andares do shopping Westgate desabaram. Nesta sexta (27), os radicais usaram o Twitter para ridicularizar o país e ameaçaram fazer mais ataques. Eles querem que o Quênia retire suas tropas da Somália imediatamente – o país invadiu o sul da Somália para atacar bases do Shabab há dois anos. Especialistas acreditam que os ataques devem afetar negativamente o crescimento e as receitas fiscais quenianos, especialmente pelos efeitos no turismo.
– Al Shabaab diz que atacará se tropas não saírem da Somália
– Líder do Al Shabaab confirma ataque no Quênia e faz ameaças
– Ataque a shopping no Quênia foi cuidadosamente planejado
Mais sobre o Quênia: