A Syrian man evacuates an area following a reported airstrike on April 22, 2016 in the rebel-held neighbourhood of Hayy Aqyul in Syria's second city Aleppo.
Air strikes on rebel-held neighbourhoods in Syria's second city Aleppo killed at least 14 civilians and wounded more than a dozen others, the local civil defence told AFP. The Syrian Observatory for Human Rights said regime warplanes carried out the air strikes and gave a toll of 10 dead. (foto Ameer Alhalbi/World Press Photo 2017) (/)
Desde 1955, a Fundação World Press Photo (WWP) realiza uma premiação internacional para escolher as melhores fotos jornalísticas do ano. A imagem vencedora de 2007 mostra o policial Mevlüt Mert Altıntaş gritando, logo após ter assassinado o embaixador russo na Turquia, em dezembro de 2016.
Outras imagens premiadas pela WWP abordam a imigração, os conflitos no Iraque e na Síria e o problema da zika no Brasil, entre outros temas que aparecem com frequência nos vestibulares. A leitura e a interpretação de fotos como estas podem ajudar bastante no estudo de atualidades .
Veja na galeria a seguir algumas das melhores fotos premiadas pela WWP.
No site da WWP, você também confere todos os premiados desta edição:
https://www.worldpressphoto.org/collection/photo/2017
1/20 Mevlüt Mert Altıntaş, um policial de 22 anos, aparece na imagem gritando após atirar contra Andrey Karlov, embaixador russo na Turquia, em uma galeria de arte em Ancara, capital da Turquia, em dezembro de 2016. O embaixador morreu no local. Minutos depois do atentado, o policial foi morto pelas forças de segurança da Turquia. O ataque teria sido um protesto contra a intervenção russa na Síria. Antes de matar o embaixador, o policial gritou: "não se esqueçam de Aleppo, não se esqueçam da Síria!".
(foto: AP Photo/Burhan Ozbilici/World Press Photo 2017) () 2/20 A ativista Ieshia Evans oferece suas mãos para ser presa durante protesto contra o assassinato de Alton Sterlin pela polícia. A manifestação ocorreu em Baton Rouge (Louisiana), nos Estados Unidos (EUA), em julho de 2016.
(foto: Jonathan Bachman/World Press Photo 2017) () 3/20 Pescador líbio joga um colete salva-vidas em direção a um bote inflável lotado de imigrantes, no Mar Mediterrâneo, em novembro de 2016.
(foto: Mathieu Willcocks/World Press Photo) () 4/20 Garota nigeriana chora ao lado de seu irmão após saber que sua mãe morrera na Líbia, em julho de 2016. Eles estão em um barco de resgate após navegar por horas em um bote inflável pelo Mar Mediterrâneo.
(foto: Santi Palacios/World Press Photo 2017) () 5/20 Uma mulher é carregada por dois homens enquanto cruzam um rio, em março de 2016. São refugiados que abandonaram um campo de refugiados na Grécia e tentam chegar à Macedônia.
(foto: Vadim Ghirda/World Press Photo 2017)
() 6/20 Adriana Cordeiro Soares, banha seu filho, João Miguel de três meses, em outubro de 2016, na zona rural de São Vicente do Seridó (PB) . O bebê nasceu com microcefalia, provocada pela contaminação da mãe pelo vírus da zika
(foto: Lalo de Almeida/World Press Photo 2017)
() 7/20 Um pastor mostra o prédio abandonado onde mora, que também é ocupado por outras famílias sem-teto, em julho de 2015.
(foto: Peter Bauza/World Press Photo 2017) () 8/20 Procissão em homenagem a Fidel Castro, morto em novembro de 2016, passa por Santa Clara, em Cuba. O veículo carrega as cinzas do ex-líder cubano.
(foto: Tomas Munita/World Press Photo 2017) (Tomas Munita/World Press Photo 2017/Divulgação) 9/20 A imagem mostra a evacuação da região de Hayy Aqyul, em Aleppo, após um ataque aéreo em abril de 2016. A região era controlada pelos rebeldes e sofreu fortes bombardeios das forças do regime, que deixaram 14 civis mortos e outras dezenas de feridos.
(foto Ameer Alhalbi/World Press Photo 2017) () 10/20 Garota síria recebe tratamento em um hospital em Damasco, na Síria, em setembro de 2016. Ela foi ferida após um ataque aéreo das forças do governo no leste da cidade, em uma região que é controlada pelos rebeldes.
(foto: Abd Doumany/World Press Photo 2017)
() 11/20 Membros das Forças de Operações Especiais do Iraque avançam contra as bases do grupo terrorista Estado Islâmico, na batalha pelo controle de Mossul, no Iraque, em novembro de 2016.
(foto: Felipe Dana/World Press Photo 2017) () 12/20 Garota olha assustada para membros das Forças de Operações Especiais do Iraque, em Mossul, em novembro de 2016. As tropas procuram membros do Estado Islâmico, contra quem travam uma guerra pelo controle da cidade.
(foto: Laurent Van der Stockt/World Press Photo 2017)
() 13/20 Família foge de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, enquanto campos de petróleo queimam ao fundo, em novembro de 2016. A cidade, ocupada pelo grupo terrorista Estado Islâmico, é alvo de operações das forças iraquianas para tentar retomar o controle.
(foto: Sergey Ponomarev/World Press Pohto 2017)
() 14/20 Membros das forças líbias andam em volta de um lustre gigantesco, que caiu de uma sala de conferências em Sirte, na Líbia, em agosto de 2016. A cidade é uma das capitais do Estado Islâmico, que controla territórios na Líbia, na Síria e no Iraque.
(foto: Alessio Romenzi/World Press Photo 2017)
() 15/20 Detentos dormem nos degraus de uma escada na prisão de Quezon, em Manila, nas Filipinas, em julho de 2016. A guerra ao crime lançada pela polícia piorou as condições nas cadeias do país.
(foto: Noel Celis/World Press Photo 2017)
() 16/20 Funcionários de uma funerária carregam o corpo de Edwin Mendoza Alon-Alon, em Manila, nas Filipinas, em outubro de 2016. Ele foi morto a tiros por um homem não identificado. A violência no país cresceu após o presidente Rodrigo Duterte lançar uma campanha anti-drogas no país.
(foto: Daniel Berehulak/World Press Photo 2017)
() 17/20 Civis fogem de uma casa em chamas, destruída após um ataque aéreo na região de Donbass, na Ucrânia, em julho de 2014. No período, o leste do país era palco de confrontos entre separatistas, apoiados pela Rússia, e as forças da Ucrânia.
(foto Valery Melnikov/World Press Photo 2017) () 18/20 Mohammad Bijeh, condenado a pena de morte pelo sequestro e assassinato de 21 pessoas, é enforcado em Bijeh, no Irã, em março de 2005.
(foto: Hossein Fatemi/World Press Photo 2017)
() 19/20 Advogados socorrem seus colegas após a explosão de uma bomba em frente a um hospital em Quetta, no Paquistão, em agosto de 2016. O ataque matou setenta pessoas.
(foto: Jamal Taraqai/World Press Photo)
() 20/20 Najiba segura seu sobrinho de dois anos no colo, ferido após a explosão de uma bomba em Kabul, no Afeganistão, em março de 2016.
(foto: Paula Bronstein/World Press Photo 2017) ()
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.