Confira os destaques dos noticiários desta semana.
Mandela faz 95 anos e sua saúde dá sinais de melhora
Na quinta-feira (18), o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela completou 95 anos e recebeu homenagens por todo o país. Ele está hospitalizado há um mês e meio por causa de uma recorrente infecção pulmonar, mas está melhorando em “um ritmo constante”, segundo o atual mandatário do país, Jacob Zuma. Em 1994, a África do Sul realizou, pela primeira vez, eleições diretas multirraciais e Nelson Mandela tornou-se o primeiro presidente negro do país e sepultou definitivamente o Apartheid, iniciado em 1948.
Saiba mais sobre ele:
A vida pessoal de Nelson Mandela
Faça um simulado sobre o racismo na História
11 negros que influenciaram a Política do mundo
Merenda envenenada mata crianças na Índia
Mais de 20 crianças foram para no hospital nesta sexta-feira (19) em Goa, na Índia, após comer merenda envenenada em sua escola. Esse é o segundo caso do tipo só nesta semana: na terça-feira (16), 23 crianças morreram e 25 pessoas foram hospitalizadas por envenenamento após comer uma refeição de arroz com batata ao curry em um almoço escolar no estado de Bihar, no norte da Índia. Duas das vítimas eram filhas da chefe de cozinha da escola. O governo da Índia anunciou na quinta-feira que vai abrir um inquérito sobre a qualidade da comida oferecida nas escolas em um programa alimentar nacional gratuito. Médicos que tratam as crianças disseram suspeitar que a comida foi contaminada com inseticida. A imprensa disse que o óleo de cozinha pode ter sido armazenado em antigo recipiente de pesticidas.
Leia mais:
Ásia (principais países) – resumo, dicas e questões comentadas
Matéria: Índia: o passado do futuro
Como a Inglaterra se preparou para libertar a Índia, a colônia mais cobiçada do império.
Rússia: líder da oposição a Putin é condenado à prisão, mas ganha liberdade provisória após protestos
O líder de oposição russo Alexei Navalni foi condenado a cinco anos de prisão por roubo e fraude nesta quinta-feira (18). Em um julgamento bastante controverso, ele foi considerado culpado pelo desvio de cerca de U$ 500 mil de uma empresa madeireira enquanto era assessor do governador da república de Kirov em 2009. O fato gerou uma série de protestos na Rússia e, nesta sexta (19), ele ganhou o direito de aguardar em liberdade o julgamento do recurso contra a sentença. Navalni é um ativista e blogueiro anticorrupção que se tornou o maior nome da oposição ao presidente Vladimir Putin e está cotado como provável candidato à Prefeitura de Moscou. Ele e seus partidários afirmam que o julgamento foi uma montagem do Kremlin e uma resposta aos vários casos de corrupção na administração pública denunciados por ele, que foi um dos organizadores, em dezembro de 2011, dos maiores protestos antigovernamentais desde a queda da União Soviética. Ne ocasião, ele foi condenado a 15 dias de prisão.
Leia mais:
– Ásia (principais países) – resumo, dicas e questões comentadas
– Entenda o conflito entre Chechenos e Russos