Nova proposta de redação: Impactos ambientais do consumo
GE distribuirá 10 correções gratuitamente; envie seu texto até 19 de fevereiro
A parceria Guia do Estudante e Imaginie continua este ano!
Para quem não lembra, funciona assim: toda semana, publicaremos neste blog um novo tema de redação a ser desenvolvido. Então, você deverá criar um perfil de usuário na Imaginie (é só entrar neste endereço, clicar em “Criar sua conta” e preencher todos os campos), selecionar a proposta da semana e seguir as instruções para o envio da redação diretamente pela plataforma, em até uma semana.
A cada semana, os primeiros a se cadastrarem por meio desse link terão direito a uma correção, sempre feita por dois ou mais professores seguindo os mesmos critérios do Enem. O Guia do Estudante vai distribuir 10 correções gratuitas a cada proposta.
ATENÇÃO: Para que sua redação seja corrigida e publicada no blog, é preciso desenvolver a proposta correspondente à semana em curso! Ou seja, para os textos enviados até o próximo domingo (19), a proposta deve ser a que está descrita abaixo.
Veja as instruções do tema da semana:
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Impactos ambientais do consumo no século XXI”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/507851295457831864/
TEXTO II
A sustentabilidade é um complexo de coisas que envolve o meio ambiente, a sociedade, a economia e o consumo. Na hora de comprar um produto, precisamos levar em conta não apenas o fato de estar adquirindo um bem, mas sim o impacto que isto terá na natureza, na geração de emprego e em condições de trabalho melhores. Por essas e outras, é necessário mudar o padrão de consumo, sair da ideia de obsolescência rápida para a durabilidade dos produtos. Do ponto de vista social, todos os impactos ambientais negativos acabam se refletindo na saúde das pessoas. Hoje, mais ou menos dois terços das doenças que chegam ao sistema público de saúde são devido à água poluída. Mudar a maneira de comprar, mudas as opções do ponto de vista social e ambiental, vai se refletir num meio ambiente mais lindo e em saúde melhor.
Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/para-especialista-conscientizacao-do-consumidor-essencial-20414929#ixzz4Y286IPsf (Adaptado)
TEXTO III
A avaliação dos impactos ambientais do descarte das embalagens impressas engloba a soma de todos os impactos ao longo do ciclo de vida destes materiais, sendo, portanto, uma tarefa complexa. Desta forma, quanto menor a perda no processo produtivo de impressão, menores os impactos ambientais, levando à redução dos resíduos sólidos. Com base nisso, podemos concluir que os principais danos decorrentes da poluição associada ao uso do solo são:
- A disposição inadequada de resíduos sólidos leva à infiltração do chorume para as camadas mais profundas, causando contaminação dos solos, de aquíferos subterrâneos e de mananciais;
- Disposição inadequada de resíduos sólidos com a presença de elementos, compostos e/ou metais pesados nas embalagens de papel, cartão, papelão, de produtos alimentícios, jornais, revistas etc., com tintas de impressão gráfica líquida ou pastosa.
Os elementos, compostos ou metais pesados são absorvidos pelo corpo humano por meio do ar, água, alimentos e contato térmico, com tendência à acumulação de metais pesados. No caso de resíduos sólidos, a preocupação ambiental relaciona-se com sua elevada toxidade e facilidade para bioacumulação, além de seu uso em grande escala em processos produtivos diversos, incluindo tintas de impressão gráfica.