“Dispensa” ou “despensa”: qual é o certo?
As duas palavras existem, mas têm significados completamente diferentes - embora todo mundo confunda na hora de escrever. Aprenda aqui
É madrugada. A barriga ronca, você acorda com fome e resolve pegar algo para comer na cozinha. Bolacha recheada, salgadinho assado, uma caixinha de achocolatado. É na “dispensa” ou na “despensa” que você busca o alimento? Dúvida cruel e que, muitas vezes, passa batida em mensagens instantâneas trocadas no dia a dia.
Você trabalha no mesmo lugar há algum tempo. Já sem tanto prazer, anda cansado conciliando os estudos com a atividade para levantar uma grana extra. A crise aperta e os clientes já não são tantos. Quando você conta à família ou aos amigos que foi despedido, você diz que foi dispensado ou despensado? Vamos resolver esse impasse agora mesmo!
Despensa é o local da casa onde você costuma guardar mantimentos. Ex: “A despensa está cheia! Vamos comer muito no final de semana”.
Dispensa é a forma derivada do verbo “dispensar”, e é a palavra que usamos quando alguém nos desobriga de alguma função. Ex: “Fui prestar serviço militar, porém, por ter asma, fui dispensado”.
Alguns exemplos práticos:
Neste exemplo, por se referir ao verbo “dispensar”, o correto seria a pessoa utilizar a palavra “dispensado”.
Neste exemplo, o usuário do Twitter fez o bom uso da palavra, tendo optado pelo dispensado. Correto!
Se a intenção de leitor era utilizar o verbo dispensar, a frase não funcionou gramaticalmente. Despensa é o local onde guardamos alimentos, utensílios e demais adereços domésticos.
Aqui, a marca Doril acertou em cheio: despensa é local para se guardar pão e ovo. Muito bem!
Fonte: 1001 Dúvidas de Português, 2ª Edição
José de Nicola e Ernani Terra
Veja aqui outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.