Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Putin ameaça guerra nuclear e outras atualidades da semana

O GUIA DO ESTUDANTE selecionou 5 notícias relevantes do Brasil e do mundo nesta semana

Por Juliana Morales
23 set 2022, 10h25
Na foto, Vladimir Putin, presidente da Rússia
 (Sean Gallup/Getty Images)
Continua após publicidade

Uma das principais dicas para se dar bem no vestibular é ficar atento ao noticiário. As famosas atualidades podem aparecer tanto como pano de fundo nas questões quanto ser o repertório perfeito na hora de criar um bom argumento para a sua redação. Acompanhar as notícias é importante tanto para os estudos quanto para o próprio exercício da cidadania.

Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE lança toda sexta-feira um resumo de cinco acontecimentos relevantes da semana. Confira abaixo!

1 – Anvisa aprova registro de teste para varíola dos macacos

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro registro de teste para diagnóstico de varíola dos macacos no Brasil.

Fabricado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o kit de diagnóstico molecular detecta regiões genômicas dos vírus Orthopox, Monkeypox e Varicella Zoster.Putin ameaça guerra nuclear e outras atualidades da semanaPutin ameaça guerra nuclear e outras atualidades da semana A tecnologia escolhida para o produto é a chamada PCR em tempo real, indicada para o processamento de amostras clínicas.

O GUIA DO ESTUDANTE te explica o que é a varíola dos macacos, os riscos e como o tema pode aparecer nas provas neste texto aqui.

2 – Áreas com ocupação indígena são mais preservadas do que terras sem presença humana, diz estudo

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Socioambiental (ISA), com dados do MapBiomas, apontou que as terras indígenas e reservas extrativistas foram mais preservadas em sua cobertura vegetal do que unidades de conservação de proteção integral, que não permitem a presença humana.

Continua após a publicidade

A análise ainda mostrou que essas populações garantiram uma proteção maior a 20% da vegetação nativa no país nos últimos 35 anos.

Além do benefício ambiental, a demarcação de terras indígenas, prevista na Constituição Federal, é um direito que garante a preservação da identidade, da cultura e das tradições das populações indígenas. Neste outro texto aqui, o GUIA DO ESTUDANTE elencou tudo que você precisa saber sobre essa discussão.

3 – Bolsonaro usa tom eleitoral em discurso da ONU

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro usou o discurso de abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na última terça-feira (20), para criticar a esquerda e o PT (Partido dos Trabalhadores), principal adversário nas eleições, e fazer referências positivas ao seu governo.

Especialistas criticaram que boa parte do discurso de Bolsonaro foi voltado para a população brasileira, com temas pertinentes à sua campanha. O intuito da reunião entre líderes políticos dos 193 países-membros da ONU, no entanto, é discutir os principais problemas do mundo.

Continua após a publicidade

Nesta outra reportagem do GUIA DO ESTUDANTE, explicamos as principais funções da Assembleia-Geral da ONU.

4 – Rússia anuncia convocação de reservistas para a Guerra na Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou, nesta semana, que o país vai começar uma mobilização parcial de seus cidadãos. Isso significa que cidadãos que estão na reserva e, principalmente, aqueles que serviram nas Forças Armadas, poderão ser recrutados para o conflito na Ucrânia. Após o anúncio da medida, pessoas tentam deixar o país enfrentando filas nas fronteiras e passagens esgotadas.

No mesmo pronunciamento, Putin ainda afirmou que não está blefando em relação às armas nucleares e que Moscou é capaz de usar “todos os meios” para se defender.

Para se aprofundar na origem deste conflito e, assim, entender melhor os desdobramentos atuais, selecionamos cinco leituras que contextualizam o cenário, desde o fim da União Soviética até a guerra na Ucrânia.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

5 – Na reta final para os vestibulares, estudantes dão dicas para lidar com a ansiedade

O quanto mais próximo do dia das provas, mais difícil fica controlar a ansiedade e manter o foco nos estudos. Se você está passando por isso, saiba que não é um caso isolado. O ano de vestibular é difícil e é normal se sentir pressionado ou estressado.

A notícia boa é que, mesmo nesse cenário, existem técnicas e comportamentos que podem aliviar a tensão e preservar sua saúde mental. Conversamos sobre o assunto com uma psicóloga e com estudante que sabem, por experiência própria, como é essa fase. Confira nesta outra reportagem as dicas de cada um deles.

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

 

 

Publicidade

Putin ameaça guerra nuclear e outras atualidades da semana
Atualidades
Putin ameaça guerra nuclear e outras atualidades da semana
O GUIA DO ESTUDANTE selecionou 5 notícias relevantes do Brasil e do mundo nesta semana

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.