Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Assine com preço absurdo

O que é nepotismo?

Entenda as regras aqui no Brasil e a origem do termo

Por Luccas Diaz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 dez 2023, 14h50 • Atualizado em 11 jun 2024, 15h23
berço de ouro
 (Canva/Reprodução)
Continua após publicidade
  • Em um dos primeiros atos como presidente da Argentina, Javier Milei, eleito com 55,7% dos votos, revogou uma lei definida pelo ex-presidente Mauricio Macri em 2018. O decreto impedia a nomeação de parentes em cargos da administração pública. Milei revogou a lei para nomear sua irmã, Karina Milei, ao posto de secretária-geral do governo – decisão que foi apontada como nepotismo. Mas afinal, o que é nepotismo?

    Por definição, é exatamente o que o ex-presidente da Argentina, Macri, tentou impedir: atribuir a membros da própria família, cargos políticos ou de funções públicas – ou, estendendo um pouco mais, promover vantagens e benefícios a familiares usando dinheiro público.

    + O que é patrimonialismo – e o que ele tem a ver com as joias de Bolsonaro

    A título de comparação, o cargo de Karina Milei no Brasil é ocupado por Márcio Costa Macêdo (PT), ministro nomeado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT). Macêdo não tem nenhum vínculo de parentesco com o presidente da República.

    Por aqui, a prática de nepostimo é vedada pela própria Constituição Federal, que impede a nomeação de parentes a cargos públicos por contrariar os princípios da “impessoalidade, moralidade e igualdade”. Mas calma, o seu primo que trabalha na padaria do seu tio não é um exemplo de nepotismo.

    Continua após a publicidade

    + 9 casos marcantes de corrupção no mundo

    O termo é exclusivo para cargos que envolvam a administração pública. Ao colocar os próprios parentes em funções de governo, o governante em si está tirando a chance de um representante qualquer da população ocupar o cargo. Além, claro, da falta de imparcialidade: um parente é mais propenso a ter uma atitude condescendente do que um estranho.

    Origem do termo: os sobrinhos da papa

    O termo “nepotismo” pode te lembrar outra expressão que está bem em alta ultimamente: “nepo baby”. O título em inglês diz respeito aos atalhos que ser o filho de uma pessoa influente pode oferecer. Para um filho de um ator de Hollywood, por exemplo, é muito mais fácil conseguir um papel no cinema do que para um anônimo. Este filho, assim, seria considerado um nepo baby.

    Continua após a publicidade

    O “nepo”, de “nepo baby”, vem mesmo do termo “nepotismo” – que por sua vez originou-se de “nepote“, que significa “sobrinho” em latim. Mas por que sobrinho? O termo passou a ser usado a partir do século XV para descrever a contratação de familiares a cargos próximos do papa – frequentemente, sobrinhos. Um dos casos mais famosos é o do papa Alexandre VI (1431-1503) que teria favorecido seu filho César Bórgia durante todo o seu papado.

    Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

    Compartilhe essa matéria via:

     Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

    Publicidade

    Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade
    O que é nepotismo?
    Atualidades
    O que é nepotismo?
    Entenda as regras aqui no Brasil e a origem do termo

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR
    OFERTA

    Plano Anual
    Plano Anual

    Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

    Apenas R$ 1,99/mês*

    Plano Mensal
    Plano Mensal

    R$ 19,90/mês