O Ministério da Educação (MEC) tem planos de cancelar o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021. A justificativa da pasta são as limitações causadas pela pandemia e a redução no orçamento. A informação foi divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” e confirmada pelo G1, que conversou com fontes internas anônimas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Por meio do Saeb, escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliam a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação, composta por provas de língua portuguesa e de matemática, é usado para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.
No ano passado, o Saeb completou 30 anos, e o MEC anunciou uma nova versão, mais ampliada para 2021. Antes, a avaliação era aplicada a cada dois anos para os alunos das redes pública e privada do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Com as mudanças, as provas passam a ser anuais, e devem ser feita por todos os anos a partir do 2º do ensino fundamental.
Enem seriado
Além disso, o novo Saeb traz mais uma porta de entrada ao ensino superior: o Enem seriado. Nele, as provas dos alunos do Ensino Médio formarão uma nota a partir da pontuação adquirida em cada uma das três séries, que poderá ser utilizada para acesso ao ensino superior.
A nova modalidade do exame começaria neste ano. O MEC previa que os estudantes que fizessem a prova da 1ª série em 2021 já iriam concorrer a vagas nas universidades para quando concluírem o ensino médio, em 2023. Por isso, caso o Saeb seja realmente cancelado, a estreia do Enem seriado precisará ser adiada.