Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Cuidados e exames básicos que todo homem deve fazer

Novembro Azul reforça a importância do cuidado

Por Luccas Diaz
Atualizado em 8 mar 2021, 19h41 - Publicado em 20 nov 2020, 14h28

Homem cuida menos da saúde? Segundo uma pesquisa sobre saúde masculina liderada pela revista SAÚDE, em 2019, sim. A pesquisa aponta que 40% dos homens de até 39 anos e 20% dos acima dessa idade só procuram um médico quando se sentem mal. Por isso, a importância de exames preventivos e hábitos saudáveis para os homens voltam a ser debatidos no período conhecido como Novembro Azul.

Inspirado no movimento do Outubro Rosa, o período compreende todo o mês de novembro com campanhas que incentivem a consciência do câncer de próstata – doença que, segundo dados do Ministério da Saúde, mata 15 mil homens por ano.

++ Outubro Rosa: qual é a diferença entre o mastologista e o oncologista?

E para falar sobre Novembro Azul, vamos ter que falar sobre machismo.

Afinal, existe uma falta de estímulos da sociedade para cuidados pessoais, higiene básica e exames preventivos para o sexo masculino. A busca masculina por cuidados com a aparência está aumentando, mas o ideário do “homem que não tem essas frescuras” é impregnado desde a infância.

“Desde cedo, as meninas aprendem que têm que procurar o ginecologista quando ficam menstruadas. Quando ficam adultas, não pensam duas vezes quando têm que sair mais cedo do trabalho para fazer um exame preventivo ou levar o filho ao médico” disse o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), José Carlos de Almeida, em entrevista à revista Superinteressante.

Essa falta de cuidados reflete na expectativa de vida. No Brasil, em 2019,  a expectativa de vida ao nascer,  é de 80 anos para mulheres e de 73 anos para homens, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Higiene básica

Sabão
“Sabão é legal” (Tenor/Reprodução)
Continua após a publicidade

A principal causa de câncer de pênis é falta de higiene. Pois é. Dá uma olhadinha lá no departamento de Saúde do Homem do Ministério da Saúde para conhecer o plano de ação preventiva para homens de diferentes idades. O problema é conscientizar sobre alguns passos básicos.

É preciso lavar o pênis todos os dias, não deixando de dar atenção às áreas mais “escondidas”.

Homens que tem ou tiveram fimose, ou simplesmente não fizeram a circuncisão quando crianças, precisam ter cuidado redobrado. O prepúcio, isto é, a pelinha que envolve a glande, que é mais conhecida como a “cabeça” do pênis, pode fazer com que sujeira se acumule na região.

A má higiene no pênis além de trazer maus odores, vai causando um processo inflamatório que, em longo prazo, contribui para o câncer de próstata.

O Instituo Lado a Lado pela a Vida lançou uma campanha no começo do ano para incentivar a higiene do pênis. O perfil no Instagram Lave o Dito-Cujo posta, todos os dias, uma ilustração feita por um artista convidado lembrando os seguidores de lavarem o pênis.

Continua após a publicidade

A brincadeira é ter uma arte e um nome diferente diariamente: “Lave a vara”, “Lave a chave de roda”, “Lave o boneco”, “Lave a benga”, entre outros.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram
Continua após a publicidade

Uma publicação compartilhada por Lave o Dito-Cujo (@laveoditocujo)

E como esclarecimentos nunca são demais, há vários textos e vídeos na internet ensinando como lavar o pênis de maneira correta. Essa reportagem no BuzzFeed recomenda o seguinte:

#VemProUro

Peeenis
(Tenor/Reprodução)

Desde muito cedo, as meninas são incentivadas a se consultarem frequentemente com ginecologistas; mas o mesmo não ocorre com os meninos. A Sociedade Brasileira de Urologia criou uma campanha chamada #VemProUro. A ideia é incentivar os rapazes a frequentarem um urologista da mesma forma que as meninas frequentam o ginecologista, e fazer um acompanhamento, no mínimo, anual.

++ Medicina: as especialidades mais e menos procuradas

O ideal é que as consultas comecem na puberdade, quando o corpo começa a se desenvolver sexualmente e um turbilhão de dúvidas surgem na cabeça.

Qual o tamanho do pênis e dos testículos? O que é sexualidade? Como se contrai DSTs? Como usar preservativos?

O papel do urologista vai além de tratamentos pontuais e pode ser uma maneira de esclarecer  questões psicológicas e dúvidas comuns nessa idade. O canal no YouTube do projeto tem uma série de vídeos rápidos tirando dúvidas frequentes.

O Ambulatório da Saúde do Homem, do grupo hospitalar Samel, destaca que além das consultas frequentes com urologistas, há alguns exames preventivos que todo homem deve fazer.

Momentos como o Novembro Azul são oportunidades perfeitas para dar o primeiro passo. Afinal, a consulta em um médico regularmente é uma atitude tão necessária quanto fazer exercícios físicos e se alimentar de forma equilibrada.

Como o próprio site da campanha Novembro Azul diz: Seja homem, se cuide!

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP.

Publicidade
Publicidade
Cuidados e exames básicos que todo homem deve fazer
Atualidades
Cuidados e exames básicos que todo homem deve fazer
Novembro Azul reforça a importância do cuidado

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.