Combate à covid-19: os cuidados necessários nas aulas presenciais
Utilizando personagens da Turma da Mônica, cartilha alerta sobre medidas de proteção dentro do ambiente escolar
Aos poucos, mais crianças e adolescentes estão retornando, presencialmente, às salas de aula em diferentes estados e municípios brasileiros. Ainda longe da pandemia estar controlada, é necessário que os cuidados, como o uso de máscara, distanciamento e higienização frequente das mãos, sejam redobrados para maior segurança no ambiente escolar.
Pensando nisso, a Mauricio de Sousa Produções e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desenvolveram o guia Cuidados na Escola. A cartilha foi elaborada pela equipe técnica do UNICEF, das áreas de saúde, educação e WASH (sigla em inglês para Água, Saneamento e Higiene), além de informações e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e secretarias de saúde estaduais e municipais.
Ilustrado pelos personagens do Bairro do Limoeiro, o guia orienta de forma didática os pais, mães e responsáveis sobre o retorno dos filhos às escolas. Em nota, a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer, falou da importância do ambiente escolar na vida das crianças.
Além da educação e a preparação para o mundo do trabalho, a escola é onde crianças e adolescentes desenvolvem competências sociais, se protegem contra diferentes formas de violência e muitos conseguem alimentação. “Em novembro de 2020, mais 5 milhões de crianças e adolescentes não tiveram acesso à educação no Brasil. Muitas famílias têm dúvidas sobre como realizar a volta para a escola de uma maneira segura”, disse a representante.
Destacamos abaixo orientações principais da cartilha para a proteção dos estudantes, famílias, professores e outros funcionários das escolas.
– A partir dos 6 anos, os alunos devem utilizar máscaras que cobrem o nariz, a boca e o queixo
– Manter uma distância de, pelo menos, 1,5 metro com o colega de sala ou professor
– Evitar esportes coletivos ou atividades que exijam contato corporal
– Definir um ritual para a hora de lavar as mãos. Escolher um horário específico, como antes/depois do lanche, para que todos lavem as mãos
– Quando não houver água e sabão disponíveis, aplicar nas mãos o álcool em gel 70%
– Sempre que tiver vontade de tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou a parte interna do cotovelo (nunca com as mãos).
– Colocar cartazes/anúncios em toda a sala e espalhados pela escola para lembrar de seguir as regras de proteção.
Inclusão
Na cartilha, há ainda ações de prevenção para crianças e adolescentes com deficiências cognitivas ou respiratórias graves que acarretam na dificuldade de utilização das máscaras. Além disso, propõe alternativas a crianças e adolescentes com perda ou problemas auditivos, que precisam ter a leitura labial e visualizar as expressões do locutor – como o uso de máscaras transparentes, por exemplo.
+ Confira aqui o guia completo de Cuidados na Escola