5 fatos sobre o socialismo em Cuba
Politize! desmistifica ideias recorrentes sobre a ilha caribenha
Por Politize
Você provavelmente já ouviu alguém utilizar a expressão “Vai pra Cuba!” durante uma discussão política. Para fugir das generalizações, o Politize! identificou 5 fatos sobre o socialismo cubano.
1 – Cuba é comunista?
Apesar de Cuba manter um regime socialista, o termo “comunismo” consta na Constituição cubana. Ou seja, na teoria, as ações políticas e sociais da ilha devem ser direcionadas para o comunismo.
2 – Constituição
Em 2019, Cuba ganhou uma nova constituição. Esse documento reconheceu pela primeira vez o direito à propriedade privada e à riqueza individual na ilha, com algumas ressalvas.
3 – Eleições
Em Cuba existem eleições sim, mas elas são diferentes do que estamos acostumados. Como apenas o Partido Comunista tem autorização para existir na ilha, nas eleições participam cidadãos independentes e não partidos.
++ Díaz-Canel é eleito o novo presidente de Cuba
4 – Analfabetismo
Cuba erradicou o analfabetismo e a democratização do sistema educacional parece ser o maior trunfo do regime socialista no país.
5 – Exportação
Por fim, apesar do bloqueio com os Estados Unidos, Cuba ainda assim realiza trocas comerciais e importa alimentos, inclusive do Brasil. A ilha exporta açúcar e tabaco (com a produção controlada pelo Estado) e recebe alimentos industrializados de diversos países do mundo.