Nesta quarta-feira (22), foi divulgado pela Polícia Federal um plano de atentado do PCC contra o juiz e atual senador Sérgio Moro, além de outros agentes públicos. O atentado seria uma forma de retaliação contra ações de Moro para isolar líderes da facção dentro de prisões pelo país quando foi Ministro de Justiça durante o governo de Jair Bolsonaro.
A notícia tomou os holofotes por envolver uma das mais conhecidas figuras públicas do país. Mas, afinal, quem é o envolvido do outro lado, o PCC? Sigla para Primeiro Comando da Capital, o PCC é uma das maiores facções criminosas do país, com influência principalmente no estado de São Paulo. Ela começou dentro da prisão do Carandiru como uma espécie de “sindicato” para reivindicação de melhorias no sistema prisional. Hoje opera, inclusive, no tráfico internacional.
Para te ajudar a entender como nasceu e atua a facção, o GUIA DO ESTUDANTE separou 4 livros e filmes para entender o PCC.
Irmãos: Uma História do PCC
O livro conta a história do Primeiro Comando Capital, do seu surgimento até o funcionamento nos dias atuais. A qualidade maior desta produção está em elevar a discussão para uma abordagem diferente: o autor, o sociólogo Gabriel Feltran, argumenta que a estrutura do PCC também tem um aspecto de rede de apoio, não se restringindo a um cartel ou organização criminosa por si só. Os valores e regras da comunidade devem ser respeitados pelos “irmãos” – termo utilizado para se referir a quem adere ao grupo. A geração de renda dentro da própria organização também é uma temática.
PCC: Poder Secreto
Transformar um livro em um produto audiovisual muitas vezes é o caminho para materializar o que fica restrito ao papel. É o caso da série PCC: Poder Secreto (disponível no Prime Video). Nela, é possível assistir a entrevistas importantes, como um dos primeiros líderes da facção, ex-agentes penitenciários e especialistas que nos elucidam como existe um afastamento do PCC com a ideia de máfia criminosa, aproximando mais o grupo ao ideal de irmandade.
A Guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil
Neste livro-reportagem, os autores Bruno Paes Manso e Camila Nunes Dias trazem entrevistas exclusivas com integrantes da organização criminosa, com argumentos contundentes sobre a rápida alteração na função da organização, que passou de um grupo em prol de melhorias no sistema prisional brasileiro para uma intrincada facção com ramificações internacionais. A obra foi finalista do Prêmio Jabuti (2019).
Salve Geral
Esta é uma indicação de ficção, mas vale para entender os acontecimentos de maio de 2006, quando a cidade de São Paulo parou por conta de ataques feitos pelo PCC. Na época, o grupo organizou-se em retaliação à transferência prisional de líderes da facção. O filme ilustra a grande influência que o PCC possui em diversos âmbitos para além do criminal: o dinheiro, o poder e a própria justiça.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.