O filme faz uma crítica à desigualdade social e fome causadas pelo capitalismo, e explica conceitos complexos utilizando exemplos práticos, como o percurso de um tomate até chegar na Ilha das Flores, local no sul do Brasil que servia como depósito de lixo.
Eleito o melhor documentário brasileiro de todos os tempos, teve a gravação iniciada nos anos 1960, e conta a história de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba que é assassinado a mando de latifundiários.
Situado na favela de Santa Marta, no Rio de Janeiro, este filme fala sobre o tráfico de drogas, trazendo depoimentos coletados durante dois anos de moradores, traficantes e policias em meio a uma verdadeira guerra.
O documentário de Marcelo Gomes conta a história de Toritama, cidade em Pernambuco de 40 mil habitantes, considerada a capital nacional do jeans, onde mais de 20 milhões de peças são produzidas todos os anos.
Neste documentário dirigido por Claudia Priscilla e Kiko Goifman você vai conhecer a história da cantora Linn da Quebrada e um pouco do cenário musical trans e travesti da maior cidade América Latina, São Paulo.
Poético, o documentário narra a história do xamã Davi Kopenawa Yanomamie e sua luta para manter vivas as tradições e cultura de seu povo, que giram em torno dos espíritos que habitam as florestas.
O último filme da lista relata a história de refugiados recém-chegados ao Brasil que dividem um edifício abandonado - o antigo Hotel Cambridge - com sem-tetos, no centro da cidade de São Paulo.